segunda-feira, 8 de março de 2010

chororô

sábado, 6 de fevereiro amanheci diferente. a dor da mudança acordou dentro da minha cabeça também enquanto eu me acordava. com papai e mamãe em casa na busca pelo retorno da 'filhinha mais nova', nem tão mais nova assim, saímos passear. carro pronto, café-da-manhã tomado, rumamos às compras nas terras paraguaias. a cabeça aí já estava feliz na companhia repleta dos meus. compramos e compramos...
mais a tarde de volta à portelinha, o prometido churras esperado por toda uma semana começou a dar as caras. banho tomado, carne nos espetos, cervejinha gelada. ui, bemmm geladinha, tava uma delícia!!!
foram chegando os vizinhos...
em cerca de 20 minutitos a bagunça estava formada. num momento me afastei, olhei o todo e a imagem se borrou. fotografei então com o coração aquele pedaço de noite.
no bolso o discurso estava escrito, vomitado desde o início da semana em duas folhas de A4. não sou boa de improvisos nem de oratória. escrevi e mãos à obra, seria a hora de lê-lo. volume abaixado, atenção de todos, mãos geladas, voz embargada. comecei a ler. a certeza que eu tinha da minha força se quebrou quando senti minhas mãos tremerem, minha boca não querer dizer aquelas palavras, meus olhos se transformarem em alma. li e chorei. chorei e li. doeu. e como doeu. uma dor premeditada e consolada. algo feliz por um lado, necessário de outro, e essencialmente violenta por outro. ainda dói esse laço desfeito, essa etapa encerrada. mas valeu!!

vai o discurso num 'control c' 'control v'..


Despedida Portelinha

Dez de janeiro de 2008, chego eu toda tímida e sem jeito aqui no Via Veneto, casa 12. Amiga da Má, visitante da casa. Um mês depois já era parte da bagunça, parceira de marmita da Maria Alice e da KK, parceira de fim de um mestrado e de cervejinhas no fim de semana.

Vieram as tardes com cadeiras de descanso e muito tereré e dias e dias de construção de relações e troca de vida com vocês meus vizinhos.

E assim foi indo, o tempo se passando, as amizades se fortalecendo...cada um foi ao longo deste tempo escrevendo em mim parte de suas histórias e, sobretudo, da minha história, cada um foi deixando em mim marcas para toda uma vida, com cada coisa que as vezes é gostoso lembrar...

.. foram palavras, gostos (como os churrascos me marcaram!!!), cheiros, cores, sensações e gestos, gestos de acolhimento, amor, carinho, amizade, gestos que me mostraram muitas vezes o caminho que eu deveria percorrer quando o meu coração estava apertado e perdido.

Noites, tardes e manhãs marcantes ao lado de vocês...

Algumas situações eu gostaria de relatar aqui e agora. Uma vez, ainda em 2008, recém chegada de Marília, quando com muitas saudades me tranquei no meu quarto e me acabei de chorar. Aquela noite achei que desistiria de tudo, definitivamente. Daí procurei a Má no meio da madrugada e naquele abraço que eu ganhei, ainda hoje tão precioso pra mim, lembrei que eu não estava sozinha. (Só pra reforçar, Má, com a mesma simplicidade de amigas de colegial. Amo você um monte, viu!) Na manhã seguinte assim que acordei, ainda fragilizada, mais que depressa, fui adotada pela Cris e pelo Ederaldo, meus pais de coração desde aquele dia até para sempre, que me levaram para fazer o supermercado e tomar um café da manhã em ‘família’, e que ficou marcado no meu coração e estará nas minhas histórias..

Mas ganhei mais mães aqui. Esses dias atrás, inclusive, numa chamada feroz, fui obediente até a casa da Rute pra conversar. Talvez ela nem saiba, mas eu também precisava daquela conversa.

Ganhei famílias, irmãos que dividiram o almoço comigo por diversas vezes, Gabriel e Lou, irmãs que me presentearam com um delicioso carnaval e uma amizade demais de verdadeira e gostosa, Clá e Tatah. Ganhei sobrinhas e sobrinhos a Bah, Nícolas, Alice, Julhinho que me alegraram o coração por muuuuuuuuuuitas vezes, fazendo com que eu acalmasse a saudade que tenho dos pequenos de casa. André e Flávia, ganhei a Amizade de vocês! Yes! Pra mim, com A maiúsculo. Um casal que não consigo definir assim.. talvez porque a maior das característica seja justamente essa, são positivamente indefiníveis.

Ganhei a KK, parceira de casa, de trabalho, de desabafo de trabalho, de dieta – de dieta nem tão parceira assim, porque nossas nutricionistas não ajudam...rs Bruno e Gabi, atenciosos e engraçados, sensacionaiss!!!

Ângela e Diogo, a Rose e o Luiz, Bazé e Denis, Cynara, a Aletéia, e mais pra frente o Robinho, a Madalena e o Alexandre, a Bernadete e a Miriam, todos presentes de Deus, parceiros de Via Veneto e instrumentos para a prática de bons sentimentos, para a construção de bons momentos e felicidadess..

E família portelinha é sinônimo de festa! Quantas cervejinhas geladas, quantas gargalhadas!! Quantas tardes e fins de semana em roda de tereré que se alongavam até a noite num churrasquinho improvisado. E os carreteiros? Ah, os carreteiros!!!!! Festa junina, dia das crianças, natal com amigo secreto, aniversários de fevereiro, nivers da Bah, vatapá da Bazé etc etc etc. Quanta coisa falada... e, novamente, quanta gargalhada!! Pra mim, momentos admirando aqui ou ali as características de cada um e vivendo essas novas amizades.

Mesmo num condomínio de profs, mestres, doutores ou futuros doutores, pra mim, Portelinha é significado de amigos. Amigos com quem aprendi muito da vida, em conversas sérias ou papos sem pé nem cabeça regados por uma caipirinha. Ah, aliás, aprendi a fazer caipirinha!!!!! Agora segura!!!

Nesses dois anos foram tantas histórias envolvendo um ou outro, ou em alguns momentos todos juntos... que cada um de vocês me arrepiam a pele neste momento que leio quando tudo se passa como um trem bala na minha cabeça. E daí o meu coração aperta de novo, porque falar tchau, pra mim, é difícil demais!

Cheguei no Via Veneto e neste 8 de março, dois anos e dois meses depois deixo a Portelinha.

De coração, Obrigada!

Ellen Nayara Kotai Costa – MU



3 comentários:

Unknown disse...

è dona Ellen Nayara, me fez chora de novo! Minhas tardes nao sao a mesma sem vc aqui pr a me fazer rir quando estou tristinha, pra pedir um tereré que eu morro de preguiça de fazer, pra ir cmg no centro etc etc....
que saudades!
bjuuu thata

Malice disse...

"algo feliz por um lado, necessário de outro, e essencialmente violenta por outro. ainda dói esse laço desfeito, essa etapa encerrada. mas valeu!!"

Algumas observações:
- "feliz por um lado": ótimo!
- "Necessário de outro": discordo e me garanto esse direito!
- "essencialmente violenta": como só nós sabemos
- "laço desfeito": onde?
- "etapa encerrada": Vc realmente acredita nisso?
- "mas valeu!": Valeu!

Unknown disse...

que coisa mais linda... vc tem a arte na ponta dos dedos e da língua!
muitas saudades